quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nyan Cat, uma coisa incrivelmente estúpida!

     Sucesso absoluto de visualizações no YouTube, com mais de 24 milhões de acessos, o gatinho rosa que corre através do espaço com sua cauda arco-íris virou uma espécie de febre entre os Geek's. Não se sabe quem criou ou para que fim, o que se sabe é que a música gruda na sua cabeça e você fica olhando para aquilo sem conseguir parar. É algo viciante!!!
     Aqui o vídeo oficial do Nyan Cat:


     
     Realmente me espanta ver tantos acessos para esse vídeo, mas o engraçado mesmo é saber que pode-se brincar com isso, através de sites como o nyan-cat.com que tem jogos sobre a brincadeira, ou ainda o site nyan.cat que tem o mesmo gênero dos aplicativos desenvolvidos para Android: ver quem consegue ficar mais tempo vendo o Nyan Cat!!! O resultado pode ser divulgado pelo Facebook ou Twitter.













     Se você gostou do aplicativo ou tem muito espaço sobrando no seu Android, os aplicativos podem ser baixados gratuitamente no site do Android Market seguindo esses links:


     Agora, se você gostou muito muito muito dessa febre, também vai querer algo que descontraia um pouco no seu Windows 7... Que tal uma barra de carregamento personalizada do Nyan Cat?
     Veja como fica:




Nyan Cat Progress Bar

     A barrinha foi projetada para funcionar em todas as barras de carregamento do Windows 7, mas só funciona bem mesmo com as nativas do Windows Explorer. Para baixar, clique aqui para baixar via MediaFire ou clique aqui para baixar via 4Shared. A instalação é bem simples, basta extrair a pasta para um lugar qualquer e executar o aquivo "NyanCatProgressBar", uma carinha do Nyan Cat aparecerá na sua barra de notificações. Também pode-se retirar a música no menu "Settings", bem como sua inicialização automática com o logon.

     Fica aí a dica de uma estupidez sem nenhum propósito que não ti levará a nada, mas é bem legalzinho...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Review: Chainfire 3D

     Com certeza é uma grande decepção acharmos um aplicativo legal e quando vamos procura-lo no Android Market vemos que não está disponível para nosso aparelho... realmente frustrante! Pior do que isso só mesmo quando vemos que um aplicativo não está disponível no Market, mas que quando baixado e instalado pelo Cartão SD funciona perfeitamente! Um absurdo isso! Geralmente esses "bloqueios" de aplicativos são baseados nos requisitos de hardware do aparelho. O que acontece é que olhamos apenas a questão da verão do Android, mas vários outros quesitos são analisados pelo pessoal da equipe técnica e pelos próprios desenvolvedores. Alguns aplicativos (em geral jogos) são classificados erroneamente, e mesmo os que estão corretos podem (eu disse PODEM) vir a funcionar em aparelhos não especificados.
     Dando uma navegada na internet, encontrei uma aplicação chamada Chaifire 3D, um aplicativo que requer acesso ROOT, que de uma forma geral, funciona como um gerenciador do OpenGl. Para quem desconhece, o OpenGl é um drive responsável pela configuração e qualidade gráfica de recursos 2D/3D em determinado hardware. A aplicação funciona como um painel de controle do OpenGl, permitindo que façamos ajustes na qualidade e no tamanho de texturas. O aplicativo está disponível para download no site do Android Market nas versões demo e pro. O aplicativo tem fácil instalação e configuração, depois de baixa-lo do Market, baixe o pack de plugins aqui, pelo mediadire ou aqui pelo 4shared. Extraia do aquivo baixado a pasta "Pluginy" para dentro do seu Cartão SD.
     Após a extração, abra o aplicativo e vá na opção "Install plugins / shaders". Quando você clicar na opção, automaticamente o aplicativo vai buscar no seu Cartão SD a pasta com os plugins. Quando acha-la, irá exibir seus arquivos na tela, clique em todos, uma de cada vez para que 
sejam todos instalados.
     Depois de instalar todos os plugins, vá em "Default OpenGL settings" e escolha o que você quer fazer. Para reduzir drasticamente os recursos de textura, marque as opções "Reduce texture quality", "Reduce texture size" e na opção "Use plugin" selecione "POWERVR". Pronto, fazendo isso, as qualidades gráficas de aplicativos que utilizam o OpenGl cairão, deixando-os mais leves e podendo ser processados mais rapidamente!
     De um modo geral, o aplicativo faz o que promete: reduzir texturas para obter um melhor desempenho. No meu caso por exemplo, o aplicativo veio a calhar pois faz com que meu aparelho rode os jogos mais "lisamente"... porém, só utilizo quando o aparelho está sobrecarregado, pois prefiro as imagens bem nítidas e bonitas, mas para isso, preciso que o processador se concentre apenas em uma tarefa, coisa que um bom gerenciador de processos ajuda a fazer.

     Se você teve dúvidas no procedimento de instalação, estas imagens devem ajudar:

1º passo.
2º passo.
4º passo.

3º passo.





5º passo.
Game PES2011 no modo normal.
Game PES2011 com redução de textura.


domingo, 10 de julho de 2011

Link2SD - O trunfo do Android 2.1

     Como muitos devem saber, um dos grandes problemas das versões Android anteriores a 2.2 (Froyo), é que eles não tem suporte a instalação de aplicativos na memória externa do aparelho, o famoso APP2SD. Para quem não sabe, esse aplicativo redireciona a instalação dos aplicativos para a memória externa (cartão SD) e cria um link do app na memória do telefone, assim, você não utiliza a memória interna do seu aparelho, que em alguns casos pode ser muito baixa (como no meu X10 Mini Pro que só tem 200 MB internos). A memória interna de um aparelho é muito importante, até mesmo na questão de instalação de novos aplicativos, pois estes, mesmo sendo de tamanhos compatíveis com o sua memória restante necessitam de mais espaço para sua leitura, como são os casos de aplicativos que instalamos a partir do CartãoSD.
     Com o novo aplicativo, Link2SD, é possível realizar essa mesma façanha do Froyo e similares, instalando os app em sua memória externa. O aplicativo está disponível no site do Android Market e é totalmente gratuito, se preferir, use o QR-Code no final do post para ir a partir do seu telefone . 
     Para instalar o aplicativo é necessária a criação de uma partição EXT2 no seu cartão de memória e também ter o celular roteado. Para saber como rotear seu aparelho, clique aqui e para saber o procedimento para particionar o seu Cartão SD, clique aqui.

Aqui algumas imagens do Link2SD no meu aparelho:

Aqui o meu total de aplicativos.





     OBS: A versão atual do aplicativo é bem mais estável do que as primeiras, porém, pode ser que ainda aja alguns bugs, tais como o desaparecimento dos aplicativos estalados no celular. Como medida de precaução, aconselho a NÃO LINCAR  o Link2SD, o Market, o Superuser e seu app gestor de cartão de memória (Astro ou ES Explorador). Caso aconteça de você ligar o aparelho e notar que seus aplicativos sumiram, não entre em pânico, vá até o Link2SD, quando você abri-lo, irá aparecer aquela mensagem de primeira instalação, pedindo para selecionar uma partição, selecione EXT2 e reinicie o aparelho. Quando o aparelho ligar, seus aplicativos vão estar de volta, mas pode ser que fique aparecendo mensagens de "O aplicativo [...] parou de funcionar", isso ocorre quando os links feitos pelo Link2SD são corrompidos. Novamente abra o Link2SD e reinstale TODOS, isso mesmo, TODOS os aplicativos. Pode dar um pouco de trabalho, mas confie, ter esse aplicativo no celular com Android 2.1 é crucial! 

Root no X10 Mini Pro

     Hoje é bem comum acharmos aplicativos que precisem de autorização de superusuário... Exemplos disso são o próprio Link2SD, Root Explorer e os aplicativos de Overclock. Fazer um Root em um aparelho nada mais é do que assumir o controle de todo o sistema, assim como nos computadores, que somente os administradores podem fazer determinadas coisas. Por padrão de fábrica, os usuários não tem privilégios de administradores, até porque uma das primeiras coisas que fazemos quando temos acesso Root é remover aqueles aplicativos nativos de operadoras que deixam nossos celulares feios. Sem contar que abre-se várias portas a partir do momento que se tem acesso Root, como por exemplo a troca de fontes, troca da animação do boot e entre outros. 
     O procedimento para rotear seu aparelho é bem simples, primeiro, baixe o SuperOneClick aqui, pelo mediafire ou aqui pelo 4shared. Feito o download, extraia o arquivo de "SuperOneClick_byAndroidGama.rar" para uma área qualquer, pode ser no Desktop mesmo.
     Abra a pasta "SuperOneClick-X10a", agora, plugue o seu telefone ao computador em modo de depuração (vá em Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > Depuração USB) e coloque-o para carregar. Feito isso, execute o arquivo "SuperOneClick" da pasta. Irá aparecer uma janela como essa:



     Você deve clicar em "Root" e aguardar. Neste momento, seu telefone vai ficar fazendo aquele barulho quando você o pluga no PC, repetidas vezes. Isso é normal. Ao final do processo, o telefone irá reiniciar automaticamente e quando ele ligar, vai estar roteado. Para conferir se seu aparelho está ou não roteado, procure depois de reinicialização de ele apresenta o seguinte app:



     Agora, toda vez que você abrir um aplicativo que precise de permissão de Superuser irá aparecer esta tela:


     A partir daí basta marcar a opção "Lembrar" e clicar em "Permitir". E voilá, você tem acesso de administrador!

sábado, 9 de julho de 2011

Google+ app para Android

     Mais uma vez a Google nos impressiona com seu poder de criação, chegou a pouco tempo (ainda em versão de teste) o genial Google+ (lê-se Google Plus). Uma mistura de Facebook e Orkut só que bem mais atraente e simples na minha opinião. Obviamente a Google não deixaria o Android de fora dessa e criou o aplicativo do Google+ para nossos smartphones. O app é bem simples de ser configurado e está disponível gratuitamente para  download no site do Android Market ou use o QR-Code ao lado para ir a partir do seu telefone. Vale lembrar que o Google+ está em faze de teste e ainda não está disponível para todos os usuários, verifique no site se você já possui acesso, senão, aguarde ou peça um convite a alguém.

Aqui vão algumas imagens do Google+ no meu X10 Mini Pro:









     O aplicativo é muito bom e funciona perfeitamente bem. Uma ótima coisa que notei no app Google+  é que na guia "Nearby" podemos ver os posts localizados mais próximos de nós, através da sua geo-localização. É um ótimo aplicativo... Recomendo! E se quiser, pode me "circular" +Igor Jadersson.