quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conheça mais o Android

     Ao longo de muitos anos, nós, adeptos da tecnologia móvel ficávamos presos aos velhos e já ultrapassados softwares convencionais vinculados aos aparelhos celulares (que hoje foram substituídos pelos nossos Smartphones, que não são a mesma coisa). Desde os primórdios da era da telefonia móvel, nenhum usuário tinha acesso ao verdadeiro interior de seu aparelho. Não se podia desenvolver um software por conta própria ou mesmo tentar personalizar o seu aparelho, senão pelo nome na tela e/ou o papel de parede! Vejam só, que absurdo seria se ainda estivéssemos  sob as regras que antes impostas!!! Hoje em dia, muitas empresas buscam justamente o contrário do passado, tentar fazer com que os seus consumidores/usuários sejam atraídos justamente pelo fator em questão: "ter um aparelho com a minha cara".



     Com certeza as fabricantes estão à todo vapor em busca do aparelho perfeito. Com a demanda de super celulares sendo cada vez maior, empresas começaram a pensar na parte interior do aparelho, justamente o software. Se tratando de softwares de Smartphones, a primeira empresa que vem à nossa cabeça é a gigante e nem mais tão poderosa Apple; mas isso passou a mudar ao longo dos tempos com o surgimento de um simpático software : o Android.



     Para quem ainda não o conhece, o Android é, na minha opinião e na de muitos adeptos, o melhor software de Smartphones que já existiu. O por quê? A resposta pode ser dita em duas palavras que nenhuma concorrente tem: Software Livre. Não sabe o que é isso? Vou explicar mais detalhadamente; um Software Livre é um sistema onde qualquer um pode modificá-lo ao seu gosto, como o Linux de PCs (que aliás, é a base do Android). Graças a isso, podemos desenvolver apps (aplicativos) para o nosso aparelho. Como fazer isso? Isto é um caso a parte que falarei em outros posts. A Google, dona da marca, deu um grande salto ao colocar a disposição de qualquer um  os códigos matrizes do sistema e ainda disponibilizou através de do site Android Developers todas as ferramentas necessárias para se criar um aplicativo.
     Como muitos dizem, foi um projeto que já nasceu grande, acho que grande parte desta magnitude é devida a alta credibilidade do Google, já que o mesmo sempre ofereceu ótimos serviços aos seus usuários.
     Vamos dar uma olhada nas versões do Sistema Android atuais:

  • As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:

1.5 : Cupcake (Abril de 2009):

1.6 : Donut (Setembro de 2009)

2.1 : Eclair (Janeiro de 2010)

2.2 : FroYo (Maio de 2010)

2.3 : Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)

3.0 : Honeycomb (Lançada especialmente para Tablets em Janeiro de 2011)

     Expectativas e idéias para as próximas versões do Android é o que não faltam, e a julgar pela gigantesca evolução de uma versão para outra, o mínimo que podemos esperar da próxima versão é que seja algo surpreendente. Acompanhe aqui o lançamento das próximas versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário