segunda-feira, 11 de julho de 2011

Review: Chainfire 3D

     Com certeza é uma grande decepção acharmos um aplicativo legal e quando vamos procura-lo no Android Market vemos que não está disponível para nosso aparelho... realmente frustrante! Pior do que isso só mesmo quando vemos que um aplicativo não está disponível no Market, mas que quando baixado e instalado pelo Cartão SD funciona perfeitamente! Um absurdo isso! Geralmente esses "bloqueios" de aplicativos são baseados nos requisitos de hardware do aparelho. O que acontece é que olhamos apenas a questão da verão do Android, mas vários outros quesitos são analisados pelo pessoal da equipe técnica e pelos próprios desenvolvedores. Alguns aplicativos (em geral jogos) são classificados erroneamente, e mesmo os que estão corretos podem (eu disse PODEM) vir a funcionar em aparelhos não especificados.
     Dando uma navegada na internet, encontrei uma aplicação chamada Chaifire 3D, um aplicativo que requer acesso ROOT, que de uma forma geral, funciona como um gerenciador do OpenGl. Para quem desconhece, o OpenGl é um drive responsável pela configuração e qualidade gráfica de recursos 2D/3D em determinado hardware. A aplicação funciona como um painel de controle do OpenGl, permitindo que façamos ajustes na qualidade e no tamanho de texturas. O aplicativo está disponível para download no site do Android Market nas versões demo e pro. O aplicativo tem fácil instalação e configuração, depois de baixa-lo do Market, baixe o pack de plugins aqui, pelo mediadire ou aqui pelo 4shared. Extraia do aquivo baixado a pasta "Pluginy" para dentro do seu Cartão SD.
     Após a extração, abra o aplicativo e vá na opção "Install plugins / shaders". Quando você clicar na opção, automaticamente o aplicativo vai buscar no seu Cartão SD a pasta com os plugins. Quando acha-la, irá exibir seus arquivos na tela, clique em todos, uma de cada vez para que 
sejam todos instalados.
     Depois de instalar todos os plugins, vá em "Default OpenGL settings" e escolha o que você quer fazer. Para reduzir drasticamente os recursos de textura, marque as opções "Reduce texture quality", "Reduce texture size" e na opção "Use plugin" selecione "POWERVR". Pronto, fazendo isso, as qualidades gráficas de aplicativos que utilizam o OpenGl cairão, deixando-os mais leves e podendo ser processados mais rapidamente!
     De um modo geral, o aplicativo faz o que promete: reduzir texturas para obter um melhor desempenho. No meu caso por exemplo, o aplicativo veio a calhar pois faz com que meu aparelho rode os jogos mais "lisamente"... porém, só utilizo quando o aparelho está sobrecarregado, pois prefiro as imagens bem nítidas e bonitas, mas para isso, preciso que o processador se concentre apenas em uma tarefa, coisa que um bom gerenciador de processos ajuda a fazer.

     Se você teve dúvidas no procedimento de instalação, estas imagens devem ajudar:

1º passo.
2º passo.
4º passo.

3º passo.





5º passo.
Game PES2011 no modo normal.
Game PES2011 com redução de textura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário