domingo, 10 de julho de 2011

Link2SD - O trunfo do Android 2.1

     Como muitos devem saber, um dos grandes problemas das versões Android anteriores a 2.2 (Froyo), é que eles não tem suporte a instalação de aplicativos na memória externa do aparelho, o famoso APP2SD. Para quem não sabe, esse aplicativo redireciona a instalação dos aplicativos para a memória externa (cartão SD) e cria um link do app na memória do telefone, assim, você não utiliza a memória interna do seu aparelho, que em alguns casos pode ser muito baixa (como no meu X10 Mini Pro que só tem 200 MB internos). A memória interna de um aparelho é muito importante, até mesmo na questão de instalação de novos aplicativos, pois estes, mesmo sendo de tamanhos compatíveis com o sua memória restante necessitam de mais espaço para sua leitura, como são os casos de aplicativos que instalamos a partir do CartãoSD.
     Com o novo aplicativo, Link2SD, é possível realizar essa mesma façanha do Froyo e similares, instalando os app em sua memória externa. O aplicativo está disponível no site do Android Market e é totalmente gratuito, se preferir, use o QR-Code no final do post para ir a partir do seu telefone . 
     Para instalar o aplicativo é necessária a criação de uma partição EXT2 no seu cartão de memória e também ter o celular roteado. Para saber como rotear seu aparelho, clique aqui e para saber o procedimento para particionar o seu Cartão SD, clique aqui.

Aqui algumas imagens do Link2SD no meu aparelho:

Aqui o meu total de aplicativos.





     OBS: A versão atual do aplicativo é bem mais estável do que as primeiras, porém, pode ser que ainda aja alguns bugs, tais como o desaparecimento dos aplicativos estalados no celular. Como medida de precaução, aconselho a NÃO LINCAR  o Link2SD, o Market, o Superuser e seu app gestor de cartão de memória (Astro ou ES Explorador). Caso aconteça de você ligar o aparelho e notar que seus aplicativos sumiram, não entre em pânico, vá até o Link2SD, quando você abri-lo, irá aparecer aquela mensagem de primeira instalação, pedindo para selecionar uma partição, selecione EXT2 e reinicie o aparelho. Quando o aparelho ligar, seus aplicativos vão estar de volta, mas pode ser que fique aparecendo mensagens de "O aplicativo [...] parou de funcionar", isso ocorre quando os links feitos pelo Link2SD são corrompidos. Novamente abra o Link2SD e reinstale TODOS, isso mesmo, TODOS os aplicativos. Pode dar um pouco de trabalho, mas confie, ter esse aplicativo no celular com Android 2.1 é crucial! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário